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Universidade Corporativa |
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UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DO GRUPO INSTITUTO DO RIM DO PARANÁ
UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL DE APRENDIZADO ESTRATÉGICO
Dr. Ricardo Akel
Diretor Superintendente
Toda organização que busca verdadeiramente aprimorar, sempre mais, a Qualidade dos serviços aos clientes e a consolidação e expansão da sua presença no mercado, deverá estar atenta ao cenário estratégico e investir, de forma permanente, na avaliação do seu desempenho, no aperfeiçoamento dos seus processos de trabalho, na incorporação de novas tecnologias e, acima de tudo, na qualificação dos seus profissionais.
Um processo continuado de análise estratégica e de ensino-aprendizado do staff torna-se, assim, habitual; e passa a ser tão rotineiro na vida destas organizações quanto as dinâmicas de negociações, vendas, produção e distribuição dos serviços.
Após um tempo de maturação, este processo de educação continuada acaba por se organizar na forma de estruturas programáticas de capacitação estratégica para os líderes empresariais, focadas no mercado daquela empresa. Surgem assim as Universidades Corporativas.
As Universidades Corporativas diferem das Seções de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo público alvo e pelo foco. Como regra, o público alvo do RH são os profissionais de nível técnico e operacional. E os treinamentos estão focados e limitam-se nos procedimentos e processos de trabalho, na capacitação técnica voltada para as operações da empresa e devem ser realizados na forma de treinamento em serviço, em campo, ou em situações que simulem o campo de trabalho.
Nas Universidades Corporativas, o público alvo principal são os seus LÍDERES – seus executivos, dirigentes e gestores; e o temário é especialmente o ESTRATÉGICO, focado no mercado, no universo de atuação da empresa: seus produtos, serviços, locais de atendimento, concorrência, inovações, alianças, crescimento e desenvolvimento.
Em todas as organizações onde exerci direção, do Hospital de Clínicas da UFPR ao Ministério da Saúde, do INSS à GEAP, do Mãe de Deus de Porto Alegre à Aliança Saúde PUCPR-Santa Casa, sempre pratiquei administração estratégica e investi na formação staff, trabalhando não somente os temas tático-operacionais, mas especialmente os temas estratégicos.
No Grupo Instituto do Rim do Paraná, onde estou já há 10 anos, não tem sido diferente. Desde o início adotamos o Planejamento Estratégico como norteador de nossa atuação, e reunimos o colégio de líderes a cada três meses para planejar, capacitar, avaliar desempenho e ajustar diretrizes e práticas. Fomentamos a educação continuada com bolsas de pós-graduação, trocamos visitas de intercâmbio com outras instituições, promovemos cursos in company, conquistamos Certificações de Qualidade.
Naturalmente, ao longo dos anos, foi se desenvolvendo a UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO GRUPO INSTITUTO DO RIM DO PARANÁ, a UC RIM, que tomou forma e estrutura no Seminário de Lideranças do Grupo, em Setembro de 2016.
A Missão da UC RIM é “Promover o desenvolvimento dos líderes do Grupo Instituto do Rim do Paraná a nível estratégico, visando qualificar e ampliar a presença do cluster no mercado e prestar sempre o melhor atendimento aos clientes”.
A atuação da UC RIM se dá através de cinco programas:
1) Seminários sazonais de Lideranças;
2) Cursos in company;
3) Apoio à educação continuada graduada e pós-graduada;
4) Apoio à participação em eventos científicos; e
5) Apoio a visitas e estágios em outras instituições.
A UC RIM desenvolve ainda projetos em parceria com Universidades e outras instituições de ensino e empresariais e também promove eventos abertos a público externo.
A Logomarca da UC RIM é uma criação do premiado arquiteto e designer Manoel Coelho.