
![]() |
Diálise Peritoneal |
![]() |
A Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua (CAPD – da sigla em inglês) começou a ser utilizada no Brasil na década de 80. Desde então vem angariando grandes avanços tecnológicos e hoje é uma modalidade de Terapia Renal Substitutiva bastante utilizada no mundo todo. Em nosso serviço, cerca de 30% dos pacientes em tratamento dialítico estão em CAPD.
O método consiste da introdução de uma solução especial dentro do abdome do paciente, através de um cateter instalado cirurgicamente. Esta solução faz trocas de substâncias com o sangue do paciente sendo retirada e descartada em média 4 horas após a infusão,administrando-se a seguir uma nova solução, tornando-se dessa forma um método, contínuo de “limpeza” do sangue, ininterrupto, que ocorre todos os dias.
Em média são realizadas 4 infusões por dia. O paciente e seus familiares recebem toda a orientação necessária através de treinamento especializado com médicos e enfermeiros qualificados.
Todo o tratamento é realizado na casa do paciente, que comparece apenas uma vez por mês na clínica de diálise para fazer suas avaliações de rotina. Os resultados obtidos são os mesmos da hemodiálise, realizada com uma máquina de diálise, 3 vezes por semana na clínica. Para muitos pacientes é o método mais confortável e prático de realizar o tratamento, principalmente para os mais idosos, que tem dificuldades para locomoção até a clínica 3 vezes por semana.
Há uma variante do CAPD, chamada diálise peritonial automatizada (APD da sigla em inglês) onde as infusões são feitas no período da noite, enquanto o paciente está dormindo, com o auxílio de uma máquina cicladora que infunde e retira a solução de diálise no abdome enquanto o paciente dorme. Isto permite que durante o dia a pessoa esteja livre para exercer suas atividades habituais, tornando-se assim um bom método de tratamento para aquele que trabalham.
Todo o tratamento, seja manual ou automatizado é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos vários convênios médicos existentes.
O médico coordenador do Serviço de Dialise Peritoneal do Grupo, nefrologista com mais de 25 anos de experiencia em CAPD e APD é o Dr. Gilson Biachini.
O Grupo oferece os seguintes tratamentos: